quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DIA 15 DE SETEMBRO -DIA DO MUSICOTERAPEUTA

DIA 15 DE SETEMBRO- DIA DO MUSICOTERAPEUTA


 O MUSICOTERAPEUTA
Profissão que surgiu após a 2ª guerra mundial, com sua formação acadêmico-científica com grande força no mundo inteiro. No Brasil, o Musicoterapeuta é um profissional qualificado,   com sua formação oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal de Educação em 1978 através do parecer 829/78 como curso de graduação. Temos cursos de pós-graduação que exigem também a formação musical prévia, uma graduação em áreas afins reconhecidas pelo MEC, além da carga horária exigida nas áreas de música, musicoterapia e saúde, também a exigência de estágios em diversas áreas da área clínica. 




 Só poderá exercer a profissão registrada no Código Brasileiro de Ocupação- CBO-Ministério do Trabalho com o registro- 2239-15, o profissional Musicoterapeuta que tiver esta formação (graduado e/ou pós-graduado), for registrado em uma Associação de Musicoterapia estadual ou regional que é afiliada a UBAM- União Brasileira das Associações de Musicoterapia. www.musicoterapia.mus.br

 Existem cursos de capacitação para os profisssionais(anuais), Encontros científicos estaduais anuais, Encontros de pesquisa em Musicoterapia (2 em 2 anos), Simpósio Brasileiro de musicoterapia (3 em 3 anos). Além dos congressos  mundiais que acontecem sem interrupção. Muitos, que se dedicam a área acadêmica buscam  a pesquisa contínua e recebem o título de mestres, doutores e pós-doutores contribuindo mais e mais para a expansão da área científica.


QUALIFICADO, REGISTRADO EM UMA ASSOCIAÇÃO VINCULADA A UBAM

NORDESTE
20 anos da Associação da Bahia- ASBAMT-
151 Musicoterapeutas graduados pela UCSAL
 17 Pós- Graduados pela FAMETTIG
PERNAMBUCO
Curso de Pós- graduação na FACHO- Olinda- PE
2 turmas formadas
Responsável- Carmen Lúcia Vasconcelos-
Associação de Musicoterapia do Nordeste-
Musicoterapeutas tambéms formados no RJ, GO,
PR e outros.
(Não temos dados de quantos filiados)
SIMPÓSIO BRASILEIRO SERÁ REALIZADO EM outubro
em Olinda-PE e está sendo organizado por eles.


PIAUÌ
Associação de Musicoterapia do Piauí- AMT-PI
13 Musicoterapeutas piauienses e uma formada 
no CBM-RJ.
Especialização na UFPI- 2ª a iniciar em janeiro-2013
Presidente-Karine Jericó



8888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888

MINHA VIDA DE MUSICOTERAPEUTA
Sonhei em ser musicoterapeuta desde os 12 anos de idade ao ter a informação de que existia esta profissão aqui no Brasil. Exatamente com a primeira turma do Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro, em 1975. Eu morava em Vitória, E.S. e tocava desde os 5 anos de idade, 3 instrumentos: flauta-doce, piano e violoncelo.


O destino quis que eu pudesse fazer o curso e me tornar uma profissional sòmente 20 anos depois. Mas a minha vida inteira me preparei para "ser Musicoterapeuta". Amar o que faço e estar disponível totalmente para os meus pacientes. Estudar, pesquisar, estar sempre buscando novos conhecimentos em benefício do bem estar daquele que eu assumo todos os dias o papel de Musicoterapeuta.

 E é com muito orgulho que vejo e encontro esta mesma vontade entre meus colegas Musicoterapeutas que compartilham esta maravilhosa profissão. Que generosamente trocam  e oferecem conhecimento aos outros colegas quando solicitamos em benefício de nossos pacientes. Mesmo quando não os conhecemos pessoalmente. Muito obrigada ! Neste dia 15 de setembro, escolhido para homenagear os Musicoterapeutas Brasileiros, sinto especial orgulho de pertencer a esta classe tão competente, batalhadora, generosa, estudiosa e ainda pouco conhecida. Viva !!!! PARABÉNS!!!! S
UCESSO !!!! Nossa profissão fez, faz e fará a diferença na vida de muito mais brasileiros. O Brasil merece !